Desusabilidade do Poupa Copos

Durante alguns meses trabalhei em um prédio onde existia um “Popa Copos” instalado no corredor. Diferente dos dispensers de copos tradicionais, este produto vende o conceito de economia na utilização evitando o desperdício, visto que ele libera um único copo em sua utilização.

Entretanto, ela falha em seu princípio mais básico, liberar facilmente o copo a ser utilizado.

As pessoas sempre enfrentavam dificuldades na sua primeira utilização, muitas delas, não conseguiam retirar o copo, fazendo com que a curva de aprendizado fosse muito alta.  (As pessoas pediam ajuda a outros funcionários da empresa, tentavam abrir a parte de cima do equipamento, ou até mesmo, ficavam sem tomar água.)

Como podem ver no vídeo abaixo, para liberar o copo os usuários precisam mover para a esquerda uma peça azul e aguardar que o copo caia.

Parece fácil né? Mas não é.

Agora, vamos aos problemas:

  • Como a parte que o usuário move parece uma lingueta, muitos tentavam puxar e não, mover. (em menos de quatro meses, encontrei três peças quebradas em cima do equipamento)
  • Além de mover a peça para esquerda, é necessário aguardar o copo cair (cerca de 1 segundo). Mesmo parecendo pouco, como o equipamento tem uma mola em sua composição, o modelo mental da maioria dos usuários, era apenas mover e deixar que a peça volte automaticamente.  Quando isso ocorre, o copo é amassado ao meio pelo próprio equipamento gerando frustação e desperdício.
  • Para finalizar, avaliando a utilização mais de perto, percebi que apenas mover a peça para a esquerda não funcionava em sua grande maioria, era preciso ainda, dar uma “balançada” na peça para que o copo fosse liberado.

Antes de escreve este post, avaliei o mesmo equipamento em três lugares distintos, para me certificar que além dos problemas de usabilidade / concepção do produto, não se tratava apenas de um defeito do equipamento que existia em minha empresa. Não para minha surpresa, em todos, pude constatar todos os problemas e mais um importante, a utilização do equipamento por pessoas mais velhas, era muito mais problemático. As ações de mover e aguardar a queda dos copos, não eram percebidas como naturais.

Possíveis soluções e melhorias para o produto?

  • Ajustes na peça que é puxada pelos usuários (formato, cor, ergonomia) além de ajustes nas cores e instruções do equipamento que ajudem no entendimento (cognitivo) que a ação esperada é para mover para esquerda.
  • Substituição do formato mecânico (de mover) para uma ação mais direta e inconfundível, como, apertar um botão.

E você tem alguma sugestão para melhorar a usabilidade deste produto?

Anúncios

4 comentários em “Desusabilidade do Poupa Copos

  1. Lembrei de um fator importante que esqueceu de comentar que é sobre a marca e modelo do copo, deve ser o indicado pelo fabricante do “porta-copo” senão não funciona 100%.

    Em relação ao formato mecanico(de mover), poderia ate continuar deste que na “lingueta” tivesse uma seta e um texto em destaque, talvez “<< para esquerda."

    Pois imagino que uma reestruturação no mecanismo deva aumentar o valor da produção.. tipo, não sei teria que analisar.

    O legal mesmo seria fazer um teste de usabilidade monitorada, filmar umas 30 pessoas utilizando o produto. pessoas de diferentes perfils culturais, sociais e ate mesmo de idade… criança e idoso. e pessoais com necessidades especiais nas maos.

    Abraços…

    Maicon Santos
    WebMaicon
    http://webmaicon.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s