Saiba o que é um Arquiteto de Informação

Veja o vídeoNo último domingo foi exibida na Rede TV uma matéria abordando a profissão Arquitetura de Informação.

O destaque da matéria é o reconhecimento por parte do cliente sobre o envolvimento deste profissional no processo e a listagem de alguns procedimentos na concepção de um projeto.

Quer saber mais?
Veja abaixo algumas definições de renomados Arquitetos de Informação.

O que é Arquitetura de Informação pra você?

“Depende para quem eu vou explicar. Para minha mãe eu digo que eu faço com os sites aquilo que eu deveria fazer com o meu guarda-roupa: organizá-lo com frequência, seguindo uma ordem lógica, de forma que qualquer pessoa rapidamente entenda por que ele está organizado daquela forma e consiga encontrar com facilidade a meia azul de bolinhas brancas que está procurando. E na web caminha bem por aí. Só que as bolinhas não são brancas”.
(Fabrício Teixeira, arquiteto de informação da AgênciaClick)

“Para mim um conceito básico é que a arquitetura de informação é a arte/ciência que ajuda os usuários a satisfazerem suas necessidades em ambientes digitais (se bem que eu também adoro organizar um armário, rs). Mas, além disso, eu também vejo a arquitetura de informação como uma ferramenta de inclusão digital. Boas estruturas ajudam a formar usuários de internet mais felizes e confiantes. Eu gosto de ter esta percepção sobre o nosso trabalho. Acredito que os arquitetos são pessoas que se preocupam com as outras, pois trabalham para tornar suas vidas mais simples”.
(Luiza Voll, arquiteta de informação da Multiplica)

“Quando tenho que explicar para quem não conhece, digo que é a atividade de organizar a informação que será apresentada em um ambiente digital de acordo com as necessidades do cliente ou do produto (o dono do site), de maneira que faça o máximo de sentido para o usuário. Vejo a arquitetura de informação como um dos elementos, ou disciplinas, capazes de fazer a ligação entre o planejamento e o produto final, no âmbito de projetos digitais. Como bem disse a Carla Martins em um post no blog dela, “a AI é a ponte entre estratégia e interface”. O conhecimento tanto do negócio do cliente quanto do usuário, que é fundamental na maioria dos projetos digitais, dá ao AI elementos para uma atuação mais ampla no planejamento de ações, presença e experiência digital. Meu trabalho especificamente tem um forte viés de estratégia, é essa visão que eu procuro trazer para os projetos que participo.”
(Ale Nahra, arquiteta de informação da Agência Salve)

“Costumo explicar o que é AI para pessoas que não trabalham com internet da seguinte maneira: Ser Arquiteta de Informação é o mesmo que ser Arquiteta de uma casa. Porém, ao invés de fazer um projeto e desenhar toda a estrutura da construção, fazemos isso para ambientes digitais, desenhando, estruturando e organizando as informações de sites, aplicativos, softwares, ferramentas etc. A gente sabe que Ai é muito mais do que isso, mas essa definição costuma satisfazer a curiosidade de quem não entende nada do assunto”
(Carla Martins, arquiteta de informação da Ogilvy Interactive da Rede Record)

* As respostas acima foram retiradas de entrevistas publicadas no blog do meu amigo Rogério Pereira

Anúncios

3 comentários em “Saiba o que é um Arquiteto de Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s