No inicio deste mês, ministrei uma palestra de Design Centrado no Usuário para os envolvidos no projeto CEMIG 2.0. Este foi o nome dado ao projeto de reformulação do Site e da Intranet da instituição, que vão ao ar nos próximos meses.
Fui convidado pela A&C para atuar como consultor do projeto, as tarefas executadas na primeira fase foram entrevistas com usuários, criação de personas, análise de métricas, sessões de cardsorting, criação de wireframes e prototipação.
Tive a honra de dividir esta consultoria com meu amigo Caio Cesar, o que deixou o trabalho ainda mais agradável e refinado.

As palestras foram ministradas para mais de 200 “donos de conteúdo”, este perfil de usuário teve como papel chave na intranet, mapear e classificar os níveis terciários de informações e conteúdo.
Para isso, realizamos uma série de ações, uma delas, esta palestra de conscientização e treinamento.
Para tornar a coisa mais prática e didática, convidei também meus amigos, Fabrício Marchezini, Karine Drumond e Leandro Alves para proferirem algumas palestras.
Configura alguns dos arquivos utilizados nas apresentações:
Arquitetura de Informação – (Veja o arquivo)
– Definições
– O tripé da AI (conteúdo, usuários e contexto)
– Papel do arquiteto
– Anatomia de um site
Design Centrado no Usuário – (Veja o arquivo)
– O que é DCU
– Ciclos de vida
– Princípios de DCU
Card Sorting – (Veja o arquivo)
– O que é Card Sorting, para que serve?
– Aplicação passo a passo
– Análise dos resultados
– Ferramentas
O arquivo utilizado em minha palestra (Case CEMIG, Site e Intranet) não poderá ser a princípio compartilhado devido um termo de confidencialidade, mas em breve vocês poderão conferir o resultado do trabalho no novo site da CEMIG.
Que bacana!
Fiz um trabalho lá há alguns anos e gostei muito do pessoal.
Parabéns.
Seu blog é show de bola, um ótimo conteúdo divulgado!
Estou começando este e espero que fique tão bom quanto o seu!
Parabéns.
Parabéns Guilherme, palestras como essa enriquecem nosso mercado de informação e projetos de qualidade, depois cobra daquele pessoal a palestra de acessibilidade. Valeu e abs.