Publicada recentemente pelo Datafolha, a pesquisa encomendada pela agência F/Nazca mostra que o Brasil tem 64,5 milhões de internautas e não 41,6 os milhões apontados pelo Ibope/NetRatings.
A origem da discrepância é metodológica. O Ibope recorre a uma referência global de apuração por meio de entrevistas por meio de telefone fixo. A amostragem é considerada insuficiente pela F/Nazca devido a base de telefonia móvel.
O consumidor que emerge do universo digital é mais participativo. Entre outras razões, porque é estimulado pela facilidade de acesso a fóruns de debates, redes sociais, salas de conversas e até à votação em rankings de classificação de produtos e serviços. 53% dos usuários da internet já incluíram algum conteúdo na rede, como fotos, textos ou vídeos. Outros 26% publicaram opiniões sobre algum assunto e 20% fizeram reclamações de empresas. 48% dos usuários da internet levam em consideração a opinião de outros internautas antes de uma compra.
Uma das constatações recorrentes entre os que observam a evolução da internet é a presença desse canal entre todas as faixas etárias, embora os jovens sejam mais habituais
O fato que mais me chama a atenção é que mais da metade (51%) dos internautas buscam informação na internet.