EBAI 2008 – Nuvens de texto

Márcia Lunardi e José Muanis de Castro apresentaram no EBAI 2008 a palestra “Visualização em nuvens de texto como apoio à busca exploratória na web”.

Fruto de uma pesquisa avaliaram as vantagens da utilização da nuvem de texto para apresentar os resultados de um sistema de busca na web. A idéia era auxiliar os usuários a encontrar o que procuram, facilitando a construção de consultas, em buscas exploratórias.


Na avaliação cooperativa as nuvens apresentaram os resultados de forma resumida diminuindo o esforço cognitivo. “é mais fácil”, “é mais direto”, “é mais resumido”, “está tudo em uma página”, “não tenho que ficar navegando para achar o que quero”.  Os participantes informaram que as nuvens no mínimo ajudaram sugerindo palavras-chaves para refinar ou reformular suas consultas.

Confesso que a idéia me agrada, achei pertinente a abordagem e o auxilio da navegação antes mesmo do clique da busca (pois o recurso funciona como um autocomplete, antes de clicar em “search”). Mas o que me chama atenção é a performance desta “pré-busca”, em um universo do Google ou até mesmo do Yahoo o quanto isso consumiria dos servidores. Em fim, que isso não seja um limitador e, salve as nuvens de textos.

Leia também aqui no site sobre Tags Clouds

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s