Márcia Lunardi e José Muanis de Castro apresentaram no EBAI 2008 a palestra “Visualização em nuvens de texto como apoio à busca exploratória na web”.
Fruto de uma pesquisa avaliaram as vantagens da utilização da nuvem de texto para apresentar os resultados de um sistema de busca na web. A idéia era auxiliar os usuários a encontrar o que procuram, facilitando a construção de consultas, em buscas exploratórias.
Na avaliação cooperativa as nuvens apresentaram os resultados de forma resumida diminuindo o esforço cognitivo. “é mais fácil”, “é mais direto”, “é mais resumido”, “está tudo em uma página”, “não tenho que ficar navegando para achar o que quero”. Os participantes informaram que as nuvens no mínimo ajudaram sugerindo palavras-chaves para refinar ou reformular suas consultas.
Confesso que a idéia me agrada, achei pertinente a abordagem e o auxilio da navegação antes mesmo do clique da busca (pois o recurso funciona como um autocomplete, antes de clicar em “search”). Mas o que me chama atenção é a performance desta “pré-busca”, em um universo do Google ou até mesmo do Yahoo o quanto isso consumiria dos servidores. Em fim, que isso não seja um limitador e, salve as nuvens de textos.