Um wireframe deve mostrar como uma página se comporta de uma perspectiva da arquitetura, deve exibir os elementos de navegação, e definir quais os elementos terão maior destaque do conteúdo.

Os wireframes estão no limite entre a arquitetura da informação e o design de interface. Ao construir um wireframe, o arquiteto pensa no limite espacial da página e é forçado a fazer escolhas sobre quais elementos da arquitetura devem estar visíveis e acessíveis aos usuários.
O desenvolvimento do wireframe ajuda ainda a decidir o agrupamento de componentes de conteúdo, como ordená-los e priorizá-los.

Eles estruturam o conteúdo de cada página, levando em conta a relevância de cada elemento do layout (planta-baixa), mas NÃO definem posicionamento dos elementos na tela ou estilos.
Devem ser feitos para as páginas mais importantes do site bem como paginas que repetirão no site (templates). O objetivo é criar wireframes para as páginas mais complicadas, únicas ou para as que determinam padrões.
Softwares
Você pode criar seus wireframes em qualquer software que permita o mínimo de organização de elementos geométricos e textos, porém existem alguns que facilitam este trabalho por serem agentes customizados para esta função.
- Axure / Visio / OmniGraffle (uso Axure atualmente)
Veja imagens de wireframes aqui e aqui e leia mais aqui e aqui
Referência deste artigo: Patrícia Fontes (minha professora da Globo.com)
Artigo relacionado Protótipo de papel.
3 comentários em “Wireframe”