A final qual é mesmo o meu público? A utilização da técnica de criação de personas aliado à de cenários é uma ótima resposta para essa pergunta. É barato, é fácil e divertido para a equipe de desenvolvimento.
Uma persona é um perfil de usuário fictício que representa uma fatia do público-alvo e serve para motivar e guiar os membros de um projeto interativo rumo ao Design Centrado no Usuário
A utilização de personas no processo criativo tem por objetivo alinhar o produto com as necessidades dos usuários, através da simulação realista dos diversos tipos de usuários e suas intenções.
Em resumo, os dados coletados sobre as pessoas na etapa de pesquisa são utilizados para construir modelos de usuários que servirão como critérios para a adequação do projeto. Ao invés de tentar projetar para uma grande quantidade de pessoas e nivelar por baixo para ter segurança, com personas, projeta-se para um número bem pequeno de usuários fictícios, porém representativos.
As vantagens dessa técnica são:
- engaja e conscientiza a equipe de projeto
- chega-se a um consenso dos interesses do usuário
- mantém o foco no usuário durante todo o projeto
- agiliza a tomada de decisões porque não é preciso consultar usuários reais a cada etapa do projeto
Contém seu nome, seus gostos, seus hábitos, suas habilidades, etc. Essas informações podem ser obtidas através de entrevistas com usuários potenciais ou através de conversas com quem lida freqüentemente com esse público.