A prototipagem em papel é uma maneira fácil e rápida de criar esboços de páginas que podem ser usadas para fazer testes com usuários.
A prototipagem em papel é particularmente útil para recolher dados sobre:
- Conceitos e terminologia: Os usuários percebem os termos escolhidos para os formulários?
- Navegação: Os passos que uma tarefa requer são compreendidos pelos usuários? Correspondem às suas expectativas?
- Conteúdo: A interface fornece a informação que os usuários querem ver? Existe alguma informação em falta ou a mais?
- Layout da página: Apesar dos desenhos não serem nada bonitos, dá para se ter uma idéia da localização da informação. Os campos e objetos estão onde os usuários esperam? A informação disponibilizada é demasiada, pouca, ou a correta?
- Funcionalidade: Através da interação com os usuários podemos descobrir funcionalidades que eles necessitam e que não foram concebidas, ou então funcionalidades que estão no papel mas que os usuários não necessitam.
Veja aqui grandes projetos como o Twitter, Flickr, Vimeo, MySociety, dentre outros, quando ainda eram esboços à mão em blocos de papel.
Um comentário em “Protótipo de papel”