Tendência, Realidade ou Ultrapassada? A verdade é que cada vez mais, grandes empresas utilizam esta metodologia ágil para gerenciamentos de projetos de software. Acompanhei de perto – na Globo.com – uma reunião da equipe de entretenimento definindo um novo produto e pude perceber o quanto todos envolvidos saem ganhando.
Algumas práticas de Scrum
- Clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento
- Entregas freqüentes e intermediárias de funcionalidades
- Planos freqüentes de mitigação de riscos desenvolvidos pela equipe
- Discussões diárias de status com a equipe
- Transparência no planejamento e desenvolvimento
- Reuniões freqüentes com os stakeholders para monitorar o progresso
- Problemas não são ignorados e ninguém é penalizado por reconhecer ou descrever qualquer problema não visto
- Locais e horas de trabalho devem ser energizadas, no sentido de que “trabalhar horas extras” não necessariamente significa “produzir mais”.
A discussão diária onde a equipe responde às seguintes perguntas:
O que fiz desde ontem?
O que estou planejando fazer até amanhã?
Existe algo me impedindo de atingir minha meta?
Legal ver que vocês aí na Fundep utilizam metodologias ágeis no desenvolvimento de software. Na Latitude14 temos estudado formas de introduzir o design centrado no usuário em ambientes de desenvolvimento que utilizam essas metodologias e também formas de trazer os conceitos de Agile pro design centrado no usuário. Escrevi algumas coisas sobre isso no meu blog, recentemente.
Um artigo excelente que temos como referência é “Twelve emerging best practices for adding UX work to Agile development” (http://agileproductdesign.com/blog/emerging_best_agile_ux_practice.html), do Jeff Patton.
Abraço.