Scrum

Tendência, Realidade ou Ultrapassada? A verdade é que cada vez mais, grandes empresas utilizam esta metodologia ágil para gerenciamentos de projetos de software. Acompanhei de perto – na Globo.com – uma reunião da equipe de entretenimento definindo um novo produto e pude perceber o quanto todos envolvidos saem ganhando.

Foto Sala Scrum

Algumas práticas de Scrum

  • Clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento
  • Entregas freqüentes e intermediárias de funcionalidades
  • Planos freqüentes de mitigação de riscos desenvolvidos pela equipe
  • Discussões diárias de status com a equipe
  • Transparência no planejamento e desenvolvimento
  • Reuniões freqüentes com os stakeholders para monitorar o progresso
  • Problemas não são ignorados e ninguém é penalizado por reconhecer ou descrever qualquer problema não visto
  • Locais e horas de trabalho devem ser energizadas, no sentido de que “trabalhar horas extras” não necessariamente significa “produzir mais”.

A discussão diária onde a equipe responde às seguintes perguntas:
O que fiz desde ontem?
O que estou planejando fazer até amanhã?
Existe algo me impedindo de atingir minha meta?

  • Aprenda mais sobre a metodologia aqui e aqui.

8 comentários em “Scrum

  1. Legal ver que vocês aí na Fundep utilizam metodologias ágeis no desenvolvimento de software. Na Latitude14 temos estudado formas de introduzir o design centrado no usuário em ambientes de desenvolvimento que utilizam essas metodologias e também formas de trazer os conceitos de Agile pro design centrado no usuário. Escrevi algumas coisas sobre isso no meu blog, recentemente.

    Um artigo excelente que temos como referência é “Twelve emerging best practices for adding UX work to Agile development” (http://agileproductdesign.com/blog/emerging_best_agile_ux_practice.html), do Jeff Patton.

    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s